.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de abril de 2016

-DIA DA TRABALHADORA E DO TRABALHADOR-José Salviano

6º DOMINGO DA PÁSCOA

DIA DO TRABALHO

1 de Maio de 2016

Evangelho - Jo 14,23-29

Hoje é o dia mundialmente dedicado ao trabalhador.  Aquele que acorda cedo e sai de casa ainda escuro, e quando volta para casa já está escuro novamente. Aquele e aquela que não conseguem acompanhar o crescimento dos filhos, os quais são criados pelos avós. Aqueles que são assalariados, e que ganham o seu sustendo e o da sua família com o seu esforço, muitas vezes com os seus corpos afetados pela doença.
O salário do trabalhador é pouco mas é abençoado por Deus. Pois ele ganha o seu sustento com o suor do seu rosto.  O dinheiro do trabalhador não é como o dinheiro fácil do roubo, da corrupção, do suborno, das propinas, e dos megas-salários adquiridos pelo poder do voto. E voto dos trabalhadores.
O trabalhador é gerador de riquezas. Pois o trabalho é fonte de riqueza. Da verdadeira riqueza. É o trabalhador que constrói prédios, escolas hospitais, estádios ou arenas de futebol, pontes, estradas, enfim tudo aquilo que chamamos de progresso e que faz parte da riqueza dos países, é construído pelos trabalhadores braçais, especializados, operadores de máquinas...
É lamentável que no PAÍS DO FUTEBOL, a construção de estádios de futebol, ou ARENAS ESPORTIVAS, seja mais importante do que a construção ou a manutenção de hospitais, escolas, e instalações policiais.  Agora temos lindos campos de futebol, lindas arenas, sendo que algumas delas ficarão sem o devido uso. Porém, como estão as demais obras públicas aquelas que deveriam ser prioritárias pela administração pública?
É COM MUITA TRISTEZA que vemos o sucateamento de nossas escolas, todas pichadas e dominadas pelo poder do mal. Com uma péssima qualidade de ensino que nunca irá preparar seus alunos para a conquista de um bom emprego. Com professores mal pagos e sem apoio no poder de controle da indisciplina, apesar de serem portadores de imunidade pelo poder do crime, contra assaltos no perímetro da escola, como dizem por aí.
É DOLOROSO ver os nossos hospitais sem remédios, sem um atendimento digno, e sem uma MEDICINA PREVENTIVA, mas apenas CURATIVA e cheia de muitos EFEITOS COLATERAIS.
É COM MUITO MEDO que vemos a nossa polícia desaparelhada, sucateada, com um poder de fogo menor do que o poder de fogo dos inimigos públicos, e com salários vergonhosos.
Mas mesmo assim, neste dia dedicado ao trabalhador, vamos render as nossas homenagens àquelas e àqueles que dedicam suas vidas muitas vezes correndo o risco de morte pelos acidentes do trabalho, para que tenhamos águas em nossas torneiras, estradas para viajar, os alimentos na nossa mesa e outros benefícios indispensáveis a manutenção da nossa existência.
Nossas homenagens àqueles e àquelas que não escolheram o caminho do crime, do dinheiro fácil dos cargos públicos por meio do voto, da extorsão, do desvio de verba, das propinas, etc. Mas sim, escolheram o trabalho honesto, o trabalho abençoado. Mas em compensação, eles, os trabalhadores honestos, estão com suas consciências tranquilas. Ao deitar para o seu tão esperado descanso diário, eles adormecem sem nenhum remorso, com a sensação de paz e do prazer pelo dever cumprido, apesar de não possuir muitas coisas que a sociedade industrial de consumo lhes oferece todos os dias nos comerciais de T.V.
PARABÉNS A VOCÊ QUE É UMA TRABALHADORA, UM TRABALHADOR!  


REFLEXÃO
Minha irmã, meu irmão. Talvez esteja lhe esteja faltando só uma coisa indispensável, e que deveria acrescentar ao seu esforço diário de levantar cedo e trabalhar honestamente todo o dia, para o seu sustento, o sustentoda sua família e para o progresso da sociedade! Será que não está faltando Deus em sua vida? Será que você não está precisando oferecer o seu esforço todo dia antes de deitar para Aquele que lhe deu a vida, que lhe deu sua família, seu emprego, que lhe protegeu durante o dia?
Será que você não deveria escutar a voz daquele que disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” ?
Você já pensou? Que maravilha sermos morada da Santíssima Trindade? Foi Jesus que prometeu: ...faremos nele a nossa morada!  
Mas para ser morada de Deus, além do seu trabalho honesto, você precisa escutar e seguir a palavra de Jesus, pois sua palavra é a palavra do Pai que o envio ao mundo para nos salvar do pecado. É palavra que nos conduzirá quando morrermos a vida eterna!
E mais. Jesus nos prometeu o Espírito Santo, Aquele que nos ensina e nos recorda de tudo o que Jesus nos ensinou, para que tenhamos uma vida santa e para que também possamos santificar a vida dos nossos irmãos, com o nosso testemunho de uma vida honesta, de uma vida com Deus. E também quem sabe se você poderia até arrumar um tempinho, agora ou depois de se aposentar, um tempinho para se dedicar à catequese, se dedicar ao ensino da palavra de Deus para aqueles e aquelas que estão tão precisados, carentes de Deus, aqueles que como você são trabalhadores honestos, mas que só lhes faltam uma coisa: MUDAR DE VIDA, E PASSAR A VIVER COM DEUS.

Parabéns, pelo seu dia. O dia do trabalhador!

Um bom domingo.  José Salviano.


Um comentário:

  1. Parabéns a você também, Salviano, pela reflexão e certamente é trabalhador honesto.

    ResponderExcluir