.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

-Perdoar até setenta vezes sete-José Salviano

17 de Agosto de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 18,21-19,1
-Perdoar até setenta vezes sete-José Salviano


Naquele tempo:
21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:
'Senhor, quantas vezes devo perdoar,
se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?'
22Jesus respondeu:
'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
23Porque o Reino dos Céus é como um rei
que resolveu acertar as contas com seus empregados.
24Quando começou o acerto,
trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.
25Como o empregado não tivesse com que pagar,
o patrão mandou que fosse vendido como escravo,
junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía,
para que pagasse a dívida.
26O empregado, porém, caíu aos pés do patrão,
e, prostrado, suplicava:
'Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo'.
27Diante disso, o patrão teve compaixão,
soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28Ao sair dali,
aquele empregado encontrou um dos seus companheiros
que lhe devia apenas cem moedas.
Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo:
'Paga o que me deves'.
29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava:
'Dá-me um prazo! e eu te pagarei'.
30Mas o empregado não quis saber disso.
Saiu e mandou jogá-lo na prisão,
até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido,
os outros empregados ficaram muito tristes,
procuraram o patrão e lhe contaram tudo.
32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse:
'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida,
porque tu me suplicaste.
33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro,
como eu tive compaixão de ti?'
34O patrão indignou-se
e mandou entregar aquele empregado aos torturadores,
até que pagasse toda a sua dívida.
35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco,
se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.'
19,1Ao terminar estes discursos,
Jesus deixou a Galiléia
e veio para o território da Judéia além do Jordão.
Palavra da Salvação.(CNBB).

Jesus nos explica neste Evangelho, que precisamos perdoar as ofensas e as dívidas dos nossos irmãos e irmãs, se quisermos ser perdoados por Deus.
Nós somos iguais ao personagem desta parábola contada pelo Mestre. Em nossas orações, começamos pedindo perdão ao Pai pelos nossos muitos pecados. Pensamentos, palavras, atos e omissões. São tantos pecados que nos perdemos na hora de confessá-los. Pecados pequenos, aqueles que nem percebemos, mas quando damos por nós, caímos na realidade de que não deveríamos agir daquele jeito, que não deveríamos ter dado aquela resposta ao nosso irmão, que deveríamos ser mais atenciosos com alguém que nos procurou, e assim por diante.
Então, nós pedimos perdão a Deus, com aquele ar de piedoso, com aquela cara angelical, e até batemos no peito.
Aí, hora ou momentos a seguir, estamos diante dos nossos familiares, dos amigos, dos filhos, dos pais, e quase sem o perceber, caímos de novo. Talvez em nome da justiça, com o objetivo de corrigir, de mostrar  a eles o que é certo e o que é errado, acabamos por não perdoar aquele ou aquela que cometeu um delito pequeno.
Nós gostamos muito de sermos compreendidos, PERDOADOS, reconhecidos, elogiados, e até reverenciados.  Porém, nos esquecemos de que para colher, é preciso plantar.
Quem quiser ser o maior, tem de ser o menor de todos, tem de primeiro servir, em vez de querer ser servido. O Filho de Deus veio ao mundo não para ser servido, mas sim, pera servir.
O Pai Nosso é a oração mais perfeita, mais completa, pois ela tem tudo o que precisamos pedir a Deus. Inclusive, o perdão dos nossos pecados, pois são muitos, porém com a condição de que nos propomos a perdoar os que nos ofendem.
E não são poucas as vezes em que passamos por cima dessa parte do Pai Nosso, rezando apenas com os lábios, pois acabamos de bater de frente com a nossa esposa, com o nosso marido, com o pai, com a mãe, com os colegas de trabalho, e com o vizinho! 
Perdoai as nossas ofensas assim com nós perdoamos os que nos têm ofendido!
Dizemos isso todo dia, sem pensar no irmão, na irmã que nos ofendeu, que nos magoou, e que dentro de nós ainda guardamos rancor.
Dizemos essas sábias palavras do Mestre toda hora que rezamos o Pai Nosso, sem sequer pensar em um modo de nos reconciliar com aquela pessoa a que fomos brutos, cruéis, e maldosos.

É preciso descobrir um jeito de buscar a reconciliação, pois nem sempre temos coragem de pedir desculpas. Muitas vezes estamos sinceramente arrependidos, mas ficamos sem jeito de nos desculpar. Como fazer?
Ora! Recomece a fazer uma pequena brincadeira, ofereça alguma coisa, pergunte, ou peça uma pequena ajuda em alguma tarefa... Descubra um jeito ode voltas as boas. Peça ajuda a Jesus. Com certeza Ele vai lhe dar uma pista, uma dica que funciona, e sem menos esperar, tudo voltou ao que era antes. Ufa! Que alívio. Afinal, como poderíamos comungar?
Se teu irmão tiver alguma coisa contra ti, deixa tua oferta no altar e vai primeiro reconciliar-te com ele”.
Viu? Tudo fica mais fácil quando mantemos sempre no nosso pensamento dominante as palavras de Jesus, em tudo o que fazemos.
PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Você reparou que Jesus não disse Pai meu? Deus é Pai de todos nós, e temos de ter uma consciência comunitária nas nossas orações.
...Que está no céu, em toda parte inclusive aqui agora. Santificado seja o vosso nome significa que não só o nome mais a realidade divina em três pessoa seja adorada, glorificada, conhecida e acreditada no mundo inteiro. Para que isso aconteça, precisamos fazer a nossa parte de anunciadores da mensagem de Jesus Cristo.
...” venha a nós o vosso Reino; Não temos mais reis hoje em dia. Importante é explicar aos nossos filhos e aos meninos e meninas do catecismo, que isso significa: “venha a nós o governo de Deus. Ou seja, que todos permitam que Deus governe as suas vidas. Todos por que não devemos rezar como se só existisse a nossa pessoa no universo. O Pai Nosso está no plural, como toda oração pronunciada por nós deve ser não somente para nós, mas para todos.
...”seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. Que seja feita a vontade do Pai, ou de Deus, e não a nossa vontade, não a vontade de satanás, não vontade do assaltante, não a vontade egoísta daqueles que pretendem prejudicar-me, não a vontade daqueles que querem me afastar do caminho, da verdade e da vida.
“O pão nosso de cada dia nos dai hoje; E amanhã? Eu não vou comer? Amanhã nós vamos rezar, agradecer e pedir de novo. Este é o procedimento, porque Deus não nos aconselha a nos preocupar com o dia de amanhã. Por isso vamos pedir o pão somente para hoje. Pão aqui não significa somente o pão da padaria, mais sim, a comida, a saúde para trabalhar, o estudo que nos prepara para ganhar dinheiro para comprar pão, o emprego que anda tão difícil hoje em dia, etc.
...”perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; Já sei. Você brigou com o seu vizinho que estava sendo injusto com você e sua família perturbando o seu sossego com barulhos fora de hora, e êxtase achando tão culpado que não pode nem comungar na próxima missa. Meu caro irmão, minha cara irmã: Como sabemos, ser cristão não é ser um bobão, e deixar todo mundo fazer da gente de “ gato e sapato”. Quando somos lesados, injustiçados, precisamos recorrer aos nossos direitos. Porque se todo cristão ficar bonzinhos sem reclamar de nenhum abuso dos outros, todos vão se aproveitar da gente, fazendo-nos de bobos. No entanto, depois da tempestade vem sempre a calmaria, a paz. Ficamos atentos que Jesus sempre nos conduz a fazermos a paz. Você pode comungar se tiver o propósito de fazer de tudo futuramente para se reconciliar com o seu vizinho. Hoje está difícil, depois de tanta injustiça por parte dele e de tanta troca de verdades de um lado e do outro. Para ficar de bem, pedir desculpas nem sempre se encaixa bem. Fará o mesmo efeito, uma brincadeira, umas piadinhas, de cá e também, de lá. Deixa passar a raiva a, e então comece a se abrir para a reconciliação com seu irmão (a).
...”e não nos deixeis cair em tentação,” Porque são muitas, aos milhares que nos cercam no nosso dia a dia, tentando tirar-nos a paz e a amizade com Deus.
...”mas livrai-nos do mal.” São tantos os males desta vida: Assaltos, roubos, acidentes, tentações, etc. Que o Pai Nosso nos livre hoje de todos eles. Por amanhã logo cedinho, eu vou rezar e pedir de novo. Amém.
Jesus. Ensina-me a rezar com atenção, pois às vezes me distraio. Ajuda-me a rezar com humildade, com insistência, e muito concentrado, lembra-me de sempre fechar os olhos quando falo contigo, para que eu mereça ser atendido em meus pedidos. Amém.



Tenha um bom dia. José Salviano.






2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez pelas palavras que sempre nos ajudam em nossa caminhada no dia a dia!!

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir